top of page
65CAAE32-4043-4074-A8E8-09CB70C53286.jpe

Santo Stefano di Camastra, Itália


Agosto é um mês muito feliz na Itália. Época das férias de verão, as cidades do litoral ficam lotadas por turistas vindos de todas as partes.

Cheguei até Santo Stefano di Camastra porque eu e uma amiga tínhamos a intenção de conhecer a pequena cidade vizinha, Tusa; que infelizmente não havia mais acomodações disponíveis nas datas que ficaríamos por lá. O que por um lado foi muito bom porque assim conhecemos esse lindo lugar.

De Milão pegamos um avião para Catânia, de lá ônibus até Messina e depois disso trem até Santo Stefano di Camastra. O percurso é cansativo mas deu pra cochilar no trem e assim chegar mais inteira no destino.

Assim que chegamos, enfrentamos o primeiro desafio... a cidade não conta com táxis ou qualquer outro serviço parecido. O que nos salvou foi a boa vontade de um italiano que encontramos próximo á estação de trem e que nos levou até o hotel em seu carro. Obviamente demos uma caixinha pra ele...

No hotel, um quarto simples com uma vista privilegiada para o mar Tirreno que no verão tem vários tons de azul que impressionam.

Eu disse que na cidade, a locomoção é muito difícil porque além de não ter táxis, não tem ônibus ou coisa assim. Lá, ou você caminha ou anda em carro particular e caminhar exige muito de você porque além do sol ser muito quente (no verão), a cidade toda fica em uma montanha... as calçadas tem escadas pra vocês terem ideia.

De uma forma não muito justa, o recepcionista do hotel nos cobrou 60 euros para nos levar até Castel di Tusa, cerca de 20 minutos de distância (fiquei surpresa com o valor)... mas infelizmente era pagar ou largar (acho que ele tinha noção disso) e acabamos pagando. Na volta tivemos a sorte de encontrar uma carona com um italiano que virou um amigo.

Em Castel di Tusa estava rolando um festa de rua local com muita comida, música e ventania vindo do mar rsrs. Aquelas festas típicas de cidade pequena... lembrou muito as cidadezinhas do interior de Minas.

Na segunda noite, fomos para Tusa, pagando 40 euros para um senhor que encontramos com uma ajuda de um moço que estava na estação de trem.

Lá, havia uma avenida iluminada com aquelas decorações de natal (isso mesmo! Decoração natalina em pleno agosto), muitos camelôs, restaurantes, gelaterias, música e gente! Quanta gente! Acho que todos os 3.358 habitantes haviam saído de casa naquela noite haha... brincadeirinha! não estava tão cheio assim...

Paramos em um bar movimentado e ficamos por algumas horas comendo sanduíches e tomando cerveja mais alguns outros drinks. Uma coisa que me chamou a atenção é que você pede e paga; nada de ficar anotando para acertar no final como acontece aqui no Brasil.

O clima na cidade é daqueles que todo mundo se conhece e os olhares para nós que éramos de fora foram inevitáveis... em poucos minutos algumas pessoas já sabiam que éramos brasileiras.

Pela manhã estávamos prontas para seguir viagem até Palermo e assim terminarmos nossa expedição pela Sicília.

Por conta da alta temporada, as diárias ficam acirradas e mais caras.

No hotel La Playa Blanca em Santo Stefano di Camastra, 3 diárias ficou em 467 dólares, em torno de 1400 reais para 2 pessoas.

Já os tickets de trem são razoavelmente baratos, sendo que o mais caro ficou por volta dos 11 euros. A comida também tem preço justo, pratos que não passam de 15 euros sendo que são lindos e saborosos, apesar de que eu esperava mais sabor pelos risotos mas as pizzas acho que até o pior pizzaiolo italiano é capaz de fazer bem hehe. As melhores pedidas na Sicília são sem dúvidas as pizzas e os gelatos na minha opinião... Vá com tudo!

A cidade é tranquila, tem uma beleza rústica com prédios baixos de no máximo 4 andares e com aparência velha que a deixa um charme. A única queixa é a parte da mobilidade que no caso é zero.

Você vai gostar de ver também

Comente aqui

Compre  nossos produtos

872C0484-8930-4E3F-A39A-E37AFBA70506.png

Quem faz o blog Mala Pink

bottom of page